sábado, 3 de maio de 2014

A Maior Estrutura Climatizada do Mundo

A Maior Estrutura Climatizada do Mundo
O complexo Cooled Conservatories em Singapura é a maior estrutura climatizada do mundo sempilares internos. Localizado em Marina Bay faz parte do projeto Gardens by the Bay que ocupa 101 hectares naquela zona ribeirinha de Singapura. O conjunto é formado por dois volumes principais que cobrem cerca de 20 mil metros quadrados, a Flower Dome, uma estufa-fria húmida com 1,28 hectares e a Cloud Forest uma estufa-fria seca com 0,73 hectares, que integram ecossistemas suscetíveis às mudanças climáticas.
Os edifícios são constituídos por uma dupla camada estrutural. A camada exterior é formada por um conjunto de elementos de aço contínuos, em arco, que envolvem e estabilizam a camada interior, composta por uma malha metálica reticulada autoportante, recoberta de painéis de vidro, que permitem a entrada livre de luz. Apesar da sua grande amplitude, nenhum dos dois edifícios possui qualquer elemento de suporte interno.
O projeto estrutural foi desenvolvido pela britânica Atelier One e a construção esteve a cargo da Who Hup de Singapura. A conceção arquitetónica foi da responsabilidade dos arquitetos da Wilkinson Eyre, sendo os estudos ambientais da autoria do Atelier Ten e o paisagismo da Grant Associates.
Fonte: Atelier One;Grant Associates; Wilkinson Eyre Architect
Imagens: Grant Associates; Craig Sheppard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Um Lider